segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Retrato Eficiente

   
   Eu sou assistente social e mestre em ciências sociais, trabalho com inclusão de pessoas com deficiência a uns 15 anos. Essa questão sempre me chamou a atenção, nunca consegui entender o motivo pelo qual algumas pessoas são excluidas e colocadas a margem da sociedade. Sempre acreditei que todas as pessoas tem potencial e que elas só precisam de uma oportunidade.

   Trabalhei em vários locais de atendimento a pessoas com defiicência como AACD, APAE-Canoas, ADEVIC e por último coordenei o projeto de inclusão no mercado de trabalho da Universidade Feevale. 

   A fotografia apareceu na minha vida em 2005 quando fiz um curso. Gostei, comprei equipamento e comecei a fotografar. Em 2010 comecei a levar mais a sério o trabalho. Em 2012 assumi a ideia de que eu era uma fotógrafa, tinha estudado para isso e meus trabalhos eram avaliados positivamente. Em 2012 comecei fotografar pessoas com deficiência de uma forma tímida. Fiz um ensaio de uma garota amputada e coloquei as fotos no face, foi um sucesso, confesso que eu não esperava que iria ter o alcance que teve. Pessoas de outros estados entrando em contato, fotografos conhecidos reconhecendo o valor social da fotografia que eu estava fazendo. Me animei e comecei a levar mais a sério, fiz outros ensaios e o interessante é ouvir os retratados dizerem que se sentem a vontade comigo...e alguns dizem que sempre tiveram vontade de fazer fotos,mas que tinham vergonha por serem deficientes, por serem vistos como pessoas "feias"...puro preconceito.

   Geralmente quando entrego o material, eles olham e dizem...sou eu mesmo? tem certeza?
   Percebo que para fotografar o mais importante é criar um vínculo com o fotografado, saber quais as limitações do corpo e buscar os melhores ângulos.

   O Projeto Retrato Eficiente nasceu, tem como objetivo fazer ensaios de pessoas com deficência e mostrar a elas e a sociedade a beleza que muitos não querem ver!
   



Entre em contato através do:
E-mail: retratoeficiente@hotmail.com
Fone: (51) 9977-6909

          (51) 8278-2074
          (51) 8411-7259


Páginas no Facebook: 
(clique na figura)


Facebook de Carla Paiva:
(clique na foto)

Um comentário:

  1. Adorei o blog e este projeto maravilhoso que mostra a beleza independente de qualquer coisa pois a beleza esta no que somos nao no que possuimos.
    Carol

    ResponderExcluir