quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aline Massoni

 
   Dia 10-11 foi o dia de fotografar a linda Aline Massoni. O ensaio foi no Jardim Botânico de Porto Alegre e a tarde estava muito quente. Contamos com a presença da mãe da Aline e da Carol Acessibilidade, cadeirante, blogueira e correspondente do jornal da Zona Sul.
   A tarde foi linda, vencemos barreiras, uma subida com chão de paralelepípedo...ufa...mas quando queremos, conseguimos...mas não nos desanimamos, um dia feliz com direito a um quase desmaio da fotógrafa (devido ao calor).
   Fotografar pessoa com deficiência não é só conhecer a técnica de fotografia, vai muito além, o profissional precisa também conhecer um pouco sobre as deficiências. Nenhum cadeirante é igual ao outro, cada um tem sua particularidade, sua facilidade ou dificuldade de movimento, alguns querem mostrar a deficiência, outros querem esconder uma cicatriz. O mais importante é ter tranquilidade para lidar com a questão, não ter preconceito e nem medo, são requisitos básicos.
   Eu descobri mais uma coisa, antes de iniciar o ensaio converso com a pessoa, pergunto o que ela quer, o que ela pretende, que movimentos ela tem, se quer sentar no chão, peço autorização para tocar nela, e isso vai além do contato profissional...acabamos criando um vínculo muito forte...em muitos casos preciso pegar a pessoa no colo, tocar no seu corpo, e para a modelo ter essa tranquilidade de permitir que isso aconteça ela precisa ter segurança.
Fotografando e aprendendo!

Carla Paiva
(51) 99776909

Nenhum comentário:

Postar um comentário