segunda-feira, 5 de novembro de 2012

IVOTI - cidade linda para ensaios fotográficos-

   
Olá, no feriado de finados estive passeando na cidade de Ivoti-RS, fiquei feliz em ver que a Vila Feitoria está sendo adaptada para receber "todas" as pessoas. 
   A paisagem é linda, muito verde, uma ponte de pedra, uma rua só com casas antigas... excelente lugar para fazer ensaios fotográficos.
  A dificuldade é grande de encontrar um local que seja acessível,  tanto para circular com uma pessoa deficiente e principalmente que tenha banheiro adaptado para fazer as trocas de roupa... Em  Ivoti tem tudo isso!
   O banheiro é um espetáculo, por ser grande, permite a circulação de uma cadeira de rodas. É  também muito limpo, que permite fazer a troca de roupa sem correr o risco de sujar as roupas.    
Acreditem, isso é muito importante, já fotografei uma cadeirante e tive que fazer um cercadinho com uma canga para que ela conseguisse trocar a blusa!
   Em Ivoti, como vocês podem observar nas fotos, todas as casas tem rampas, a rua é de paralelipípedo, ruim para cadeirantes, mas tem calçadas em ótimas condições para a cadeira de roda circular tranquilamente. 
   E se pintar uma fome vá até o restaurante Casa Amarela, que tem rampa de acesso e banheiro adaptado
   Enfim,  Pessoas com Deficiência são muito bem vindos na cidade de Ivoti!


Segue um pouco da história desse espaço:

   A arquitetura histórica mais abrangente no município compõe-se das construções legítimas enxaimel, representadas por edificação com estrutura aparente de madeira – geralmente guajuvira e angico, fixadas através de encaixes e pregos de pau (tarugos). 
   As vedações eram feitas em barro amassado, atirado com a mão na parede, ou alvenaria (pedra ou tijolos). O telhado era geralmente feito com pequenas tábuas arredondadas nas pontas. 
    O maior aglomerado de casas na técnica construtiva enxaimel no Brasil, segundo levantamento e estudos da Fundação Nacional Pró-Memória, está na localidade da Feitoria Nova, em Ivoti. Ali, sete casas foram edificadas entre 1826 e 1950 e foram restauradas na década de 1990 e no ano de 2008, compondo espaços originais de habitação do início do século XIX. 
    Na época de sua construção, as casas serviram como escola, funilaria e moradia. Hoje ninguém mais mora nelas; elas são preservadas apenas para visitação. 
    Uma das casas abriga o Museu Municipal Cláudio Oscar Becker, onde estão objetos, documentos e imagens históricas, e outra guarda o acervo histórico do museu. Em outro prédio está a Casa do Artesão e noutro, os Departamentos de Cultura e de Turismo. 
  Há também outras duas em estilo eclético do início do século XX e o Museu Municipal Pró-Memória. A Ponte do Imperador dá acesso ao núcleo, que é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). fonte: http://ivoti.rs.gov.br/pontos-turisticos
 
Carla Paiva
(51) 99776909

Nenhum comentário:

Postar um comentário